28 de jul. de 2010

Quem gasta, come!

É preciso calibrar a balança, regulando o ganho e o gasto de calorias.

A regra é jamais treinar em jejum ou quando a última refeição aconteceu há mais de duas horas.

Correr de estômago vazio dá a chance para que ocorra uma queda de açúcar no sangue. Isto significa baixo rendimento ao longo do treino, além de cansaço e mal-estar.

O café da manhã continua sendo a principal refeição e com treinos mais intensos o consumo de alimentos neste período deve ser mais completo ainda, ou seja, composto por porção de carboidrato (pães ou cereais), proteínas (peito de peru e laticínios), vitaminas e minerais (frutas).



Para quem esta acima do peso e pretende intensificar os treinos, a dica é manter a alimentação equilibrada e relacionada com a intensidade e duração do exercício.

14 de jul. de 2010

Hidratação


O consumo adequado de líquidos antes, durante e depois da prática esportiva é fundamental para proteger a saúde e melhorar o desempenho do atleta.

Quando estamos nos exercitando, a temperatura do corpo aumenta rapidamente e começamos a suar para eliminar o calor. Neste processo, perdemos líquidos e sais minerais como sódio e potássio, fundamentais para o bom funcionamento do organismo e, se não houver reposição deste líquido, ele ficará desidratado.


A desidratação causa fadiga precoce e um superaquecimento, por conta do suprimento inadequado de sangue. Isso explica porque a desidratação compromete o desempenho e aumenta o risco do surgimento de doenças provocadas pelo calor.

Durante o exercício, é preciso evitar a desidratação, consumindo uma quantidade de líquidos equivalente a que o organismo perde através do suor. Isto normalmente é um problema, já que a sede não é um bom indicador das necessidades hídricas. Geralmente, quando estamos com sede é porque nosso organismo já está com um déficit de líquidos de 2% do peso corporal.

Sabendo disso, o ideal é consumirmos bebidas que contenham quantidades adequadas destas substâncias, como as bebidas esportivas. Além da água e dos sais minerais, as bebidas esportivas contêm carboidratos que fornecem energia extra para os músculos em movimento e sabor que facilita a ingestão garantindo a correta hidratação.

Garanta que está devidamente hidratado antes, durante e após o exercício.