26 de abr. de 2011

Quer perder peso?



Após a páscoa é comum ver as pessoas fazendo loucuras para perder o peso ganho e recuperar o tempo perdido.

Saiba os três principais erros que impedem a perda de peso:

1. Pular o café da manhã: estudos mostram que saltar o desjejum implica um ganho de peso, não apenas porque se come mais, mas porque o gasto calórico induzido pelo jejum de manhã cai.

2. Pensar que você pode comer todos os alimentos saudáveis: eles podem até fazer o seu colesterol baixar, mais todo alimento tem calorias, que em excesso promovem o aumento de peso, e se a idéia é perder peso você terá que limitar o consumo calórico, ainda que sejam fontes de alimentos saudáveis.

3. Não jantar: se você pular o jantar ou comer muito pouco, o rendimento no dia seguinte provavelmente será baixo, já que os estoques de glicogênio estarão reduzidos.

Amanda Galletti
.nutri

11 de abr. de 2011

Ah...o chocolate!



O chocolate sempre foi um dos principais vilões para quem quer emagrecer. Mas o que muita gente não se lembra é que o doce também possui propriedades benéficas.

Quando há deficiência de magnésio, comum no período pré-menstrual há um aumento no desejo de comer chocolate.

O produto contém antioxidantes, reagindo a ação dos radicais livres a que os corredores estão mais sujeitos devido a prática de esporte de alto impacto e longa duração.

Além de servir como antioxidante, os flavonóides estão relacionados com a redução do LDL e aumento dos níveis de HDL (conhecido como gordura do bem).

Outro aspecto que merece destaque é que o chocolate é densamente calórico. Dessa forma, a ingestão excessiva deve ser evitada em refeições realizadas muito próximas ao início da atividade física para não atrapalhar o treinamento.

Para recuperação pós-treino, o chocolate amargo pode auxiliar na retomada de sensações prazerosas no cérebro, já que está relacionado a uma maior liberação de serotonina, e seu consumo imediatamente após o treino pode ajudar o processo de recuperação muscular.

Para completar, o chocolate é uma excelente fonte de magnésio, nutriente essencial para a contração muscular e a fixação do cálcio nos ossos do corpo humano.

Existem provas como a maratona da Disney que dão chocolate nos postos de reposição energética. Há também o gel de carboidrato com sabor chocolate para quem não quer arriscar.

Amanda Galletti
.nutri

7 de abr. de 2011

Alimentação na semana da prova



No dia 17/04/2011 acontecerá em nossa cidade a segunda edição da Corrida do Bradesco. Saiba quais são os alimentos mais indicados para os dias que antecedem a prova e o que deve ser evitado nesta semana.

Investir em alimentos naturais, que sejam ricos em carboidratos, com doses equilibradas de proteínas e gorduras, é o ideal. Apostar em alimentos como frutas, verduras e legumes também é uma boa pedida. Preferir sempre frutas ou suco de frutas a sucos industrializados, por exemplo. Carnes magras, como peixe e frango são essenciais pelo menos quatro vezes na semana. Nessa semana, também não pode faltar na sua dieta, leite, iogurte e queijo desnatados.

Responsáveis pelo fornecimento de energia, as fontes de carboidrato também devem estar presentes na semana pré-prova. Consuma pães, cereais, massas e alimentos integrais, tudo em quantidade balanceada. Só tome cuidado com o excesso de cereais integrais e fibras, pois essas substâncias auxiliam no trânsito intestinal, o que pode causar desconforto antes ou durante a corrida.

Carboidratos de farinha branca são os mais indicados. Pão francês, pão de forma branco, bisnaguinhas etc, podem ser usados antes do treino. Acompanhados de geléia de frutas ou mel, ficam melhores ainda.

Não é necessário excluir certos alimentos da sua dieta, mas, durante a semana que antecede a prova, é preciso ponderar a quantidade de certos alimentos. Alimentos como frituras, doces, pizzas, refrigerantes, fast foods, devem ser esquecidos nessa semana. Eles não trazem nenhuma saúde ao organismo. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois aumentam a desidratação do corpo e retardam a recuperação dos músculos.

Não se esqueça de manter, sempre, uma boa hidratação e ingestão de água. Tomando pelo menos 2 litros ao dia e caprichando no consumo de frutas, verduras e legumes, que são alimentos ricos em água. Outro item importante é ter boas noites de sono para renovar seu organismo. Não é apenas quantidade de sono e sim qualidade. Precisamos de pelo menos 7 horas de sono de qualidade.

Amanda Galletti
.nutri