![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6a_u-nI-8-YhP47LEKN8p2LSTjufFB5oU7bJfwS6fjARxQut_WoK4zskxZ3h3Zb9kYS48zqhk7FmZifCBigPWBYBTytUGQ7DaFBNICovANBt6J0xiLX1tSnDf5LVldYbcl-82pD926Ac/s320/tpm1.jpg)
A crise de tensão pré-menstrual (TPM) já esteve presente em grande parte das mulheres. Geralmente caracterizada por irritabilidade, depressão, inchaço, dores nas mamas e alterações no apetite aparecerem em torno de 7 dias antes da menstruação.
Adicionar aos hábitos alimentares diários a ingestão de alimentos integrais, frutas, vegetais, grãos e o equilíbrio entre proteínas animais e vegetais, são medidas importantes.
Aumentar o fracionamento das refeições, reduzindo o volume de cada porção é uma boa dica para reduzir sensação de inchaço.
Neste período mulheres também sentem mudança no funcionamento intestinal, a inclusão de fibras (linhaça, aveia, quinua, arroz integral...) na dieta para auxiliar para que isso não aconteça alem de causar sensação de saciedade.
A soja por conter isoflavona pode diminuir as dores nas mamas e a sensação de aumento de peso. Porém pessoas que apresentem uma hipersensibilidade a esse alimento devem tomar cuidado, pois pode levar ao inchaço devido sua fermentação (gases).
A ingestão de sódio deve ser feita com cautela, por aumentar a retenção hídrica e o edema. Evitar também o consumo exagerado de cafeína, açúcar, gorduras animais e álcool.
Atividade física praticada regularmente ajuda a melhorar os sintomas de fadiga e alteração do humor característicos na TPM, além de proporcionar uma boa noite de sono e controlar dores de cabeça e ansiedade.
O ideal é manter uma rotina saudável, buscando hábitos alimentares saudáveis, prática regular de exercícios físicos, uma boa noite de sono e o controle do estresse.
.nutri