6 de ago. de 2010

Epidemia Salgada

Nosso organismo foi projetado para viver com quantidades mínimas de sal. Cerca de 25%da população encontra dificuldade para eliminar o excesso de sal que ingerem, devido a retenção, podendo desenvolver hipertensão crônica e ate ataque do coração e derrame cerebral.

O consumo per capita de sódio no nosso país chega a 12g/dia e essa quantidade não deveria ultrapassar 5g/dia para uma população sadia.
O sal é importante para o nosso organismo, porém não devemos abusar dele.



Parece fácil mais o sal esta por toda a parte principalmente em produtos industrializados, onde além de ingrediente básico ele também tem funções nas características como textura, sabor e durabilidade.
A indústria não é a principal responsável, a maior responsabilidade cabe ao nosso paladar, a indústria só responde ao desejo humano.

Pesquisa realizada pela USP mostra que 76% do sódio que ingerimos vêm do sal que nós mesmos colocamos no alimento, apenas 15,8% vem dos alimentos industrializados.

A preocupação em salgar menos esta se tornando tão presente e preocupante quanto ao controle de açúcar e gordura em nossa dieta usual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário