26 de nov. de 2010

Ração Humana

É um complemento alimentar que não deve ser usado como substituto de refeições, por não ser considerado completo em nutrientes.

Alimento rico em vitaminas, minerais e fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino se associado ao aumento da ingestão hídrica e causa a sensação de saciedade.

Composto de 10 ingredientes (linhaça, colágeno, leite de soja em pó, aveia, farelo de trigo, gergelim, amêndoa, castanha-do-pará, levedo e quinoa) triturados. Por isso recebeu o nome de ração.
Por não ter sabor agradável pode ser colocado nas frutas, sucos e iogurtes.



Pode ser usado caso o atleta seja constipado ou tenha uma rotina diária corrida e preferências alimentares que não atinjam as necessidades de micronutrientes.

Amanda Galletti
.nutri

19 de nov. de 2010

Dicas para reduzir gordura corporal

Muitas pessoas começam a correr para perder peso. Esta é uma estratégia realmente maravilhosa e se associada à dieta balanceada melhor ainda.



-Comer a cada 3 horas!
Uma estratégia importante é não passar muito tempo em jejum, passar horas sem comer acaba favorecendo a utilização do músculo para fornecimento de energia.

É importante comer algo após a atividade física (no máximo 1 hora depois) e indica-se que esse alimento seja uma fonte protéica (carne, leite, queijo, ovo, soja...), pois dietas ricas em proteínas são eficientes para a perda de gordura, com manutenção da massa magra.

-Retirada de Toxinas
O excesso de peso ou de gordura é desencadeado principalmente pela má qualidade da alimentação (alto consumo de açucares, gorduras ruins e álcool).

Todas estas condições sobrecarregam o sistema imunológico, alteram a funcionalidade do tecido adiposo e provoca maior resistência a perda de peso.

Por isso adotar uma dieta mais natural, com o mínimo de industrializados, e controlar o estresse (que é um produtor de toxinas internamente), ajuda muito no processo de perda de gordura corporal.

-Controle Noturno
Se você assalta a geladeira a noite realmente terá mais dificuldade em emagrecer, já que o metabolismo fica mais lento quando se dorme. Por essa razão é importante não deixar de comer durante o dia, para não ficar faminto no período noturno.

O ideal, quando se quer perder peso, é ir dormir com a sensação de que se poderia ter comido um pouco mais...

.nutri

12 de nov. de 2010

Se beber, não corra!



O consumo de álcool esta relacionado ao convívio social. Mais não podemos esquecer que o álcool é uma droga depressiva e seu excesso ou uso impróprio pode ser a causa de problemas gastrointestinais, psicológicos, tremores e acidentes são bem reconhecidos como seqüela do alto consumo em curto prazo. Doenças hepáticas, cardiorrespiratórias e psiquiátricas podem ocorrer em longo prazo.

A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida por atletas. É uma solução complexa, que contem água, álcool, eletrólitos, minerais, proteínas, gorduras e carboidratos.

Pequenas quantidades podem temporariamente retardar a contração ventricular. E em alguns casos, a ingestão aguda pode causar irritação do miocárdio, resultando em arritmia dos átrios, podendo ser fatal.

O álcool também tem sido citado como fator de precipitações de exercícios que levam à anafilaxia ou asma, que podem ser uma ameaça a vida. A incidência de infecções no trato respiratório superior também tem sido grande entre os corredores masculinos.

Grande parte dos atletas amadores e profissionais não ingere álcool no dia da competição. Mas nem sempre isso acontece na véspera. A ressaca alcoólica produz uma piora significativa na performance aeróbica. O exercício não melhora o metabolismo do álcool, e a piora de performance aeróbica pode ser explicada pelos efeitos metabólicos de substâncias.

5 de nov. de 2010

O que não pode faltar na cozinha de um corredor

Existem alimentos do “bem”, com caráter antiinflamatório, que favorecem o sistema imunológico e o bom funcionamento geral do organismo.

Deve ser adicionada a dieta:

- Vegetais de cor verde escura: agrião, couve manteiga, brócolis, rúcula. Auxiliam no funcionamento do fígado e pulmões, e favorecem a excreção de toxinas. É fundamental ao atleta, que o mesmo respira mais o que aumenta os poluentes inalados. Além disso, elevação da velocidade do fluxo aéreo promove o carregamento destes poluentes para regiões mais profundas do trato respiratório.



- Arroz: o branco tem a quantidade calórica muito similar ao integral, porém o arroz integral possui fibras importantes para o controle da glicemia, do colesterol e também do funcionamento intestinal.



- Óleos: algumas gorduras como ômega-3 e ômega-9 diminuem a inflamação corporal e formação de radicais livres, por isso, acabam prevenindo o envelhecimento precoce, o câncer e as doenças do coração. Encontradas no azeite de oliva extra-virgem, a castanha do Brasil, castanho de caju, amêndoas, pistache, avelã, nozes e peixes gordos de água salgada.



- Temperos naturais. Substituir os temperos industrializados por açafrão, alecrim, canela, gengibre, hortelã, orégano, manjericão, pimenta, salsinha e outros de sua preferência. Além de serem antiinflamatórias essas ervas também possuem propriedades antifúngicas e bactericidas.



- Aveia: ótimo para diminuir colesterol plasmático, tem ação antiinflamatória e antioxidante. Rica em triptofano, que aumenta a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e pela boa qualidade do sono. Porém contém glúten, indivíduos sensíveis devem evitar o consumo de aveia.



- Linhaça: em grãos auxiliam no funcionamento do intestino. Na forma de farinha libera ômega-3 que auxilia na manutenção da saúde óssea. Cuidado para que a farinha não oxide, deve ser guardada em local bem fechado e escuro. O ideal seria comprar o grão, aquecê-lo a 80 graus por 5 minutos e triturá-lo no momento do consumo.



- Quinoa: ideal para o atleta pelo seu alto teor de aminoácidos, semelhante a carnes. Não contém glúten como a aveia.



Recheie sua geladeira e vá se familiarizando com os ingredientes ate aprender a prepará-los.

.nutri