5 de nov. de 2010

O que não pode faltar na cozinha de um corredor

Existem alimentos do “bem”, com caráter antiinflamatório, que favorecem o sistema imunológico e o bom funcionamento geral do organismo.

Deve ser adicionada a dieta:

- Vegetais de cor verde escura: agrião, couve manteiga, brócolis, rúcula. Auxiliam no funcionamento do fígado e pulmões, e favorecem a excreção de toxinas. É fundamental ao atleta, que o mesmo respira mais o que aumenta os poluentes inalados. Além disso, elevação da velocidade do fluxo aéreo promove o carregamento destes poluentes para regiões mais profundas do trato respiratório.



- Arroz: o branco tem a quantidade calórica muito similar ao integral, porém o arroz integral possui fibras importantes para o controle da glicemia, do colesterol e também do funcionamento intestinal.



- Óleos: algumas gorduras como ômega-3 e ômega-9 diminuem a inflamação corporal e formação de radicais livres, por isso, acabam prevenindo o envelhecimento precoce, o câncer e as doenças do coração. Encontradas no azeite de oliva extra-virgem, a castanha do Brasil, castanho de caju, amêndoas, pistache, avelã, nozes e peixes gordos de água salgada.



- Temperos naturais. Substituir os temperos industrializados por açafrão, alecrim, canela, gengibre, hortelã, orégano, manjericão, pimenta, salsinha e outros de sua preferência. Além de serem antiinflamatórias essas ervas também possuem propriedades antifúngicas e bactericidas.



- Aveia: ótimo para diminuir colesterol plasmático, tem ação antiinflamatória e antioxidante. Rica em triptofano, que aumenta a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e pela boa qualidade do sono. Porém contém glúten, indivíduos sensíveis devem evitar o consumo de aveia.



- Linhaça: em grãos auxiliam no funcionamento do intestino. Na forma de farinha libera ômega-3 que auxilia na manutenção da saúde óssea. Cuidado para que a farinha não oxide, deve ser guardada em local bem fechado e escuro. O ideal seria comprar o grão, aquecê-lo a 80 graus por 5 minutos e triturá-lo no momento do consumo.



- Quinoa: ideal para o atleta pelo seu alto teor de aminoácidos, semelhante a carnes. Não contém glúten como a aveia.



Recheie sua geladeira e vá se familiarizando com os ingredientes ate aprender a prepará-los.

.nutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário