![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhz-kVHCEYbtQiTEvhpjLhYXIh7apkUh2q5w8ArfI3XGoDlo37iHOFS2slxyMlpzlx1ajYj62E6ic-iDzUIBflLOINpHcpSSMa3qBu8JdPwyHDB6_ix_hLXIaO8y_7aNcG6DjCPUd0GiV4/s320/alimentos_funcionais.jpg)
Os alimentos funcionais possuem nutrientes que melhoram a saúde ou previnem doenças. Entre os alimentos funcionais mais consumidos hoje, destacam-se:
Tomate: Rico em carotenóides que são poderosos antioxidantes. Agem neutralizando os radicais livres e estimulam o sistema imunológico.
Repolho, couve-flor e brócolis: Têm sido associados a redução do risco de alguns tipos de câncer (como o de mama).
Soja: Pode atuar na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e no alívio de sintomas da menopausa, além de ajudar a reduzir o colesterol.
Alho: Inúmeros benefícios a saúde vêm sendo associados ao consumo de alho, incluindo prevenção de câncer, anti-hipertensivo e anticolesterolêmico.
Frutas cítricas: Frutas como, laranja, limão, entre outras, são fontes importantes de vitamina C, folato e fibras.
Peixes e oléos de peixe: São fontes de ácidos graxos, compostos que podem auxiliar no tratamento da hipertensão, doenças cardiovasculares, aterosclerose, desordens inflamatórias e câncer, incluindo mama, cólon, pele, pâncreas, próstata, pulmão e laringe.
Chá verde: Atua na prevenção de câncer esofágico e gástrico, na redução dos níveis de colesterol total e de pressão arterial. O extrato de chá verde, que contém cafeína e polifenóis, aumenta o gasto energético e oxidação de gorduras.
Uvas e vinhos: As cascas das uvas vermelhas são ricas em compostos capazes de reduzir o LDL-colesterol, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
Portanto, os alimentos funcionais podem melhorar a saúde quando são parte de uma dieta variada e equilibrada, que inclua frutas, vegetais, grãos e legumes.
Amanda Galletti
.nutri
Nenhum comentário:
Postar um comentário