![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzUAtX_o2MmEBTBHWpySKBlYZsihl9YWF77SkuRVFZI87MUaQOnOda_oDO3kW34IpX1PMBgiwd3PN_4QGnQ0T3b1R5FQ2xDLq1EoqzA-BhC0_byuCuODZZuA1Df-btpLGt6GDlsa82eJE/s320/carnaval-2101081.jpg)
Haja fôlego e disposição para atravessar os dias de carnaval. A maratona, que começa na sexta-feira e vai até a terça-feira (tem gente que ainda emenda), exige corpo e mente saudáveis independente do estilo escolhido pelo folião: trio elétrico, bloco de rua, arquibancada da avenida, salão do clube ou camarote, não importa, o lema nestes dias de folia é dieta equilibrada e hidratação.
Antes, o folião que optar por estas modalidades deve ficar atento à hidratação do corpo e ao gasto calórico. Nestes dias, os foliões gastam muito mais calorias do que em dias normais, por isso, devem aumentar a quantidade de carboidratos e proteínas ingeridas (eles garantem energia ao corpo), além de evitar gorduras e muito sal.
Café da manhã: sucos e frutas. Pães integrais, queijo, peito de peru light e bolos.
Almoço: o ideal é optar por massas, como macarrão e carnes grelhadas. Evitar molhos, maioneses e tudo o que puder causar alguma irritação intestinal nas altas temperaturas.
Durante a folia não tem medida mais eficaz: hidratar é o refrão. Com a transpiração em excesso, o folião acaba perdendo muitas vitaminas e sais minerais, correndo o risco de ficar desidratado.
Usar a alimentação como fonte de reposição exige cuidados já que, no meio do agito e da multidão, fica difícil fazer uma refeição. Além disso, cair na pista logo na seqüência pode causar desconforto.
Opções para a tarde: invista em isotônicos que repõem o sódio, o potássio e as vitaminas perdidas; sucos de fruta e água, que hidratam.
Mas se a fome bater, invista em uma barrinha de cereal ou uma fruta.Um pedaço de queijo vai bem, já que as proteínas ajudam a manter o pique e não são tão calóricas.
Depois, quando a festa terminar, o melhor a fazer é voltar aos poucos ao ritmo normal. O certo é voltar à dieta equilibrada, que estava sendo seguida antes do carnaval. O perigo do pós-carnaval, é que o folião acostuma a ingerir quantidades maiores de comida em função do consumo excessivo dos dias de folia e depois não percebe que precisa retomar o ritmo normal, senão este resultado aparece nos quilinhos a mais na balança.
Bom carnaval!!!
.nutri
Nenhum comentário:
Postar um comentário